sexta-feira, 4 de julho de 2008

teste de avaliação

A palavra energia surge sempre associada à produção de movimento, à capacidade de fazer alguma coisa acontecer - de produzir trabalho.
Designamos por recursos energéticos as várias fontes de energia renováveis e não renováveis que utilizamos.
Aproveitamos continuamente, fontes de energia postas à nossa disposição pela Natureza, a luz e o calor do Sol, o calor da Terra, as forças da água e do ar em movimento (energia hidráulica e eólica). Produzimos, explorando a capacidade de certos produtos libertarem energia (energias fósseis - carvão, petróleo, gás natural e urânio).
O ponto de partida de um ciclo de transformação energético é sempre uma fonte de energia primária que se transforma em secundária.
A energia secundária, por sua vez, transforma-se noutra forma de energia, de modo a ficar disponível como energia útil (eléctrica, mecânica, térmica, química, radiante ou luminosa e sonora).
A produção de energia eléctrica é um dos processos de transformação mais usados.Os sistemas de produção eléctricos distinguem-se segundo a fonte de energia utilizada: hidroeléctrica; termoeléctrica; termonuclear; geotérmica; eólica; da biomassa; solar (fotovoltaica); das marés.
Qualquer que seja o tipo de sistema utilizado na produção de electricidade nas centrais eléctricas, a fonte de energia usada acciona sempre um primeiro motor, que fornece energia mecânica a um gerador que a transforma em energia eléctrica.
As vantagens da energia eléctrica em relação a outras energias residem na sua versatilidade - transporta-se e distribui-se a longas distâncias, a grande velocidade e pode-se obter a partir de diferentes fontes de energia.
Palavras-chave:Energia- capacidade de um corpo produzir um fenómeno físico (produzir trabalho)Fontes de energia- continuamente aproveitamos as fontes se energia posta à nossa disposição pela Natureza, a luz e o calor do Sol, calor da Terra, as forças da água e do ar em movimento (energia hidráulica e eólica).
Produzimos, explorando a capacidade de certos produtos libertarem energia (energias fósseis - carvão, petróleo, gás natural e urânio).
Formas de energia- a energia não se perde, não se cria, apenas se transforma noutras energias, o ponto de partida de um ciclo de transformação energético é sempre uma fonte de energia primária que se transforma em secundária.
A energia secundária é a que se transforma noutra energia, de modo a ficar disponível como energia útil.
As principais formas com que a energia útil se apresenta são: eléctrica, mecânica, térmica, química, radiante ou luminosa e sonora.
Produção de energia- a produção de energia eléctrica é um dos processos de transformação mais usados.
Os sistemas de produção eléctricos distinguem-se segundo a fonte de energia utilizada: hidroeléctrica; termoeléctrica; termonuclear; geotérmica; eólica; da biomassa; solar (fotovoltaica); das marés.

Nenhum comentário: